








este é ingu helü: de olho aberto. há um ano eu estava no xingu escrevendo com mutuá mehinaku as primeiras linhas, em português e em karib, desse livrinho. a ideia era criar algo que partisse de dentro da aldeia para fora, e não o contrário, como costuma acontecer. logo logo ricardo moura chegou junto e começou a pensar nas ilustrações e aí a coisa voou.
entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, continuamos trabalhando lá em ipatse até chegar nessa beleza que eu não sei direito como chamar: um livro de poemas? um livro de colorir? uma cartilha bilíngue de alfabetização? tudo isso?
com o apoio do fundo casa socioambiental e do instituto família do alto xingu conseguimos publicar a obra e imprimir 1000 exemplares, que serão distribuídos em 10 aldeias dos 4 povos de tronco karib no alto xingu (kuikuro, kalapalo, matipu e nahukwá).
mas ingu helü: de olho aberto também é dedicado às crianças que vivem nas cidades, porque aldeia é muito legal e todo mundo tem que conhecer e também porque criança é criança em qualquer lugar.
é só abrir o olho que a gente vê.

Deixe um comentário