no posfácio de “fio d’água, intitulado “a água escreve ou a vida dos entregadores”, @rafaelzacca pesca uma coisa interessante: moisés é um sonâmbulo-entregador. sobre o protagonista, zacca diz:
“Ele se insere na longa história dos mensageiros. Entre eles estão os demônios, os anjos, os exus, os tradutores, os médiuns, os carteiros e os xamãs. São entidades que fazem a passagem entre mundos. Por princípio, entidades eróticas, na medida em que intermediam mundos. O sonâmbulo leva para o mundo público e da vigília parte do que é privado na fantasia individual. O sonâmbulo é, de saída, uma coisa que vaga e traz notícias. Com uma linguagem atrapalhada, é verdade”.
*
acabo de ver no twitter o vídeo de um entregador sendo arrastado com sua motocicleta pela enxurrada de ontem em belo horizonte. ele e a moto estão submersos na rua que virou rio. com a caixa do ifood nas costas, o homem ainda tenta impedir que a motocicleta seja levada pela água. são apenas seis segundos, mas o desespero é enorme. junto ao vídeo, há uma mensagem que pede a regulamentação dos trabalhadores de aplicativo: “isso não é empreendedorismo!”
*
no fim de semana eu terminei de ler “o desejo dos outros – uma etnografia dos sonhos yanomami”, de hanna limulja. ganhei o livro de presente da gabriela há quase um ano, mas só peguei ele pra ler quando tive covid, semanas atrás. tenho sonhado muito com o fim do mundo. isso já faz um tempo. na verdade eu sonho com o fim do nosso mundo e com a necessidade de viver num outro mundo, pós-apocalíptico. aí tem de tudo: invasão alienígena, pandemias, crises climáticas, guerras civis e nucleares… são muitas as maneiras do mundo acabar.
lembro agora que quando caiu a ficha de que a pandemia duraria mais do que imaginávamos, ali no fim de março de 2020, o primeiro livro que peguei para ler foi “a queda do céu”, do kopenawa e bruce albert. foi também nessa época que os entregadores protestaram na avenida paulista contra a redução do valor pago pelos aplicativos.
*
voz: daniel massa
edição: daniel massa
câmera: gabriela rezende
livro disponível em https://7letras.com.br/livro/fio-dagua/

Deixe um comentário