
quando comecei a pensar no projeto gráfico de fio d’água, decidi que queria uma capa feita sob medida para o livro. claro que eu queria uma capa bonita, mas na verdade a minha preocupação era ter uma capa que estivesse com a narrativa, ou seja, que dialogasse com o texto e de alguma forma fizesse parte dele. isso tudo eu aprendi lá atrás nos anos em que estudei literatura infantil.
quando comecei a pensar, decidi que queria uma capa feita pela dani lima.
dani e eu nos conhecemos há mais de 20 anos. tia cida, mãe da dani, era bibliotecária da minha escola e foi muito importante na minha formação como leitor. a dani já era artista quando nos conhecemos. tinha aquela coisa internet discada, escrever no blog, compartilhar umas músicas legais, rivalizar saquarema e araruama…




bom, a gente envelheceu bem e a dani hoje é uma artista completa, transitando nas artes plásticas, no figurino, no audiovisual. não sei bem como consegui convencê-la a fazer a capa, mas ela topou.
compartilhei o livro e a dani depois me mandou uns áudios perguntando o que eu tinha como referência. fiquei pensando em coisas bonitas que me lembram o rio negro e a amazônia. aí mandei fotos do encontro dos rios, das escamas de pirarucu, das ilustrações do seu feliciano lana. deu mais uma semana e ela estava com a arte pronta, esta que agora vocês podem ver na capa de “fio d’água”.
eu fiquei muito feliz. primeiro porque a arte está linda (que beleza é lançar um livro com esta capa!). mas fiquei feliz também porque a dani conseguiu ler o livro com tanta profundidade e carinho, que me mostrou em cores algumas coisas que eu não tinha visto ainda por lá.
e embora a gente não deva julgar um livro pela capa, eu honestamente espero que vocês façam isso com “fio d’água”.
*
corre que fio d’água está em pré-venda com desconto no site da editora 7letras até 10 de novembro.
https://7letras.com.br/livro/fio-dagua/
Deixe um comentário